Você está aqui: Página Inicial / Sobre

Sobre

O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo foi criado em 2010, no interior do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR, idealizado pelos professores do Departamento de Educação e do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos, contam desde a sua criação com a efetiva participação de graduandos e pós-graduandos da UFSCar, além de docentes da USP de Ribeirão Preto e UNESP de São José do Rio Preto.

As perspectivas que levaram os fundadores do GEPEC a criarem um grupo específico para discutir as questões relacionadas a Educação no Campo se deram após vários debates sobre a importância de se fundamentar melhor a educação voltada para o homem que vive do e no campo.

O GEPEC tem como objetivo principal proporcionar um espaço de discussão dos estudos e pesquisas sobre a educação do/no campo nas relações com as práticas das camadas populares, os movimentos sociais e a luta pela terra, pautados pelo referencial teórico marxista busca efetivamente desenvolver pesquisas que analisem a dialética da educação no campo com as questões do trabalho e condições de vida das populações rurais, de assentamentos, ribeirinhas, indígenas, insulanas.

Linhas de pesquisa:

  • Educação Especial no campo: estuda e pesquisa a educação especial no diferentes níveis e modalidades da educação do campo.
  • Fundamentos da Educação e suas relações com o campo: Estuda e pesquisa os fundamentos sociais, políticos e históricos da educação e suas relações com o campo.
  • Instituições escolares e práticas educativas no campo: Estuda as instituições escolares e faz levantamento das práticas educativas para a educação do campo nos diferentes níveis e modalidades de ensino.
  • Movimentos Sociais e Educação: Investiga as práticas educativas dos movimentos sociais e sua relação com o campo.
  • Educação no Campo e Relações Étnico-raciais: investiga a diversidade étnico-racial da sociedade brasileira e as relações com o campo.